Resenha do Livro Laravel para ninjas

Nesse post irei falar um pouco sobre o livro Laravel para Ninjas irei dar uma visão de um desenvolvedor php com mais de 3 anos de experiência e um total leigo em Frameworks, o bom disso que consigo apontar bem alguns pontos fortes desse livro e outros pontos fracos, então vamos ao post!

Como esse é a minha primeira análise, resenha ou review (eu não sei o nome certo) de um livro peguem leve com as broncas, mas tentarei ser o mais claro possível!

Público alvo do livro

Esse livro foca em pessoas com pouco ou nenhum conhecimento de Laravel, mas que tenham um conhecimento no mínimo básico de Lógica de programação e estruturação HTML, isso torna o livro acessível para a maioria dos programadores novatos, o que é muito bom pois mesmo sendo um livro com abordagem simples ele esclarece muito muito bem cada tópico deixando poucas ou nenhuma informação em aberto. 

O que tem no livro?

Esse livro procede de uma forma muito pratica, abordando elementos e exemplificando-os, e particularmente considero a melhor pratica para quem está começando, a pior coisa que pode acontecer é dar uma documentação extensa de algo que era para ser simples, aliás esse é o maior foco desse framework a simplicidade!

A progressão do livro é no modo passo a passo, conforme for progredindo novas ferramentas serão apresentadas e implementadas, seguindo os capítulos será possível criar um "Catalogo de produtos", "listagem de tarefas" dentre outros, também bem apresentado como funciona Api Rest, envio de e-mails, até mesmo testes TDD.

Um ponto forte e também fraco é que esse livro não se aprofunda muito em cada aspecto, caso queira saber a fundo como funciona um método especifico será necessário fazer uma busca, nada que a maioria dos desenvolvedores já não fazem. 

Vale apena?

Se você está se perguntando, vale a pena comprar esse livro? Tenha a mais pura certeza que sim, mesmo já tendo algum conhecimento sobre o Laravel realmente vale muito apena, como falei a abordagem dele é simples, mas é objetiva, só não recomendaria muito esse livro para desenvolvedores experientes do Laravel. 

Mesmo que tenha um vasto e sólido conhecimento de PHP puro, entender como funciona o MVC as facilidades e praticidade do composer <3, o artsan S2, sinceramente no início dos estudos fiquei com receio de gastar horas reaprendendo a programar, porem, hoje após alguns meses de estudos percebi que vale o esforço porque ele volta em forma de produtividade e qualidade do seu código.

Porque usar o Laravel?

A criação de aplicações com uso do Laravel é significativamente mais rápida, mesmo com um conhecimento básico (certamente o meu é), já podemos ganhar horas de produção. Outra vantagem é que seguimos uma estrutura padrão do Laravel isso torna a produção de aplicações em grupos ou empresas algo mais organizado e de fácil manutenção, pois qualquer desenvolvedor Laravel irá saber onde se encontram os controllers, models e etc. de suas respectivas aplicações, não existe nada pior do que pegar uma aplicação antiga que não tenha a menor ideia de onde está aquela função ou view :(.

Claro que existem outros Frameworks, porem ao realizar algumas buscas optei por usá-lo não por ser o "melhor", mas sim porque foi o que achei uma comunidade enorme e ativa com uma documentação bem clara.

OBS:

se você está  estudando e está tendo dificuldades com o conteúdo comenta aqui embaixo que eu ajudo porque estou quase terminando o livro e tem alguns erros que perdi horas tentando encontrar, e por fim percebi que o erro era do livro em si, então qualquer coisa só falar!

Pontos fortes e fracos

  • Fortes:
    • Ótimo para quem está começando os estudos; 
    • Explicação passo a passo;
    • Explicação objetiva e clara;
    • Muitas referências de estudo;
    • Explica como instalar as ferramentas necessárias para usar o Laravel; 
    • Repositório no GitHub com os exemplos tratados no livro;
    • Excelente custo benefício;
  • Fracos:
    • Em alguns casos a explicação deveria ter aprofundado mais ou dar outros exemplos;
    • Em alguns momentos o exemplo dado não é a melhor forma possível;
    • O livro não deixa meios de contatar o autor; 
    • Existem alguns erros de códigos, que dificultam muito o aprendizado. 

Links:


Demonstrativo no Google Books
https://books.google.com.br/books?id=ALVWDgAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false
Site oficial:
       

Conclusão

Espero que esse post tenha ajudado sua decisão sobre a compra desse livro, com base em sua necessidade, já deixando claro que não estou ganhando nada do autor ou editora, e que ele possa ser a porta de entrada para os seus estudos. Caso tenha alguma dúvida ou correção comente! E nos ajude a disseminar conhecimento para toda a comunidade.  



Se vocês gostaram desse Post não deixe de compartilhar com seus amigos!!!
E para não perder nenhuma novidade nos sigam nas redes sociais:
Twitter: @Bulfaitelo
Facebook: Bulfaitelo Project
Blogger: Bulfaitelo Project
Share on Google Plus

About Thiago Rodrigues

Formado em Sistema de Informação pela Faculdade Paraíso
O que falar de mim? Não á muito, mas garanto que meu objetivo aqui é somente ajudar!
Atualmente desenvolvendo o projeto do QiEstudo.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.