Como habilitar https no blogger com domínio personalizado


Nesse post irei explicar passo a passo de como habilitar o https (SSL) em seu blogger quando estiver usando com domínios personalizados e tudo isso de graça - it's free!

Antes do tutorial vamos a uma breve explicação sobre https

HTTPS é a sigla em inglês de Hyper Text Transfer Protocol Secure, que em português significa “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”.

Atualmente, esta é a versão mais segura do protocolo de transferência de dados entre redes de computadores na internet, pois faz a encriptação dos dados fornecidos, requer a autenticação dos servidores, entre outras ferramentas que garantam a segurança dos dados enviados e recebidos pelo usuário.

Sabendo do que se trata do HTTPS, porque usar?

Além de tornar seu site "seguro" isso é deixa confidencial todo dado trafegado entre seu servidor e o usuário em seu site, não correndo o risco de interceptação de dados entre o servidor e o usuário, isso vale no lado do cliente para senhas digitadas comentários enviados, no lado do servidor vale para links, imagens, conteúdo, isso é todo o site em si!
Um outro fator importante o Google atualmente tem priorizados sites seguros, (com https) isso é, se quer seu site tendo prioridade nas pesquisas orgânicas nada melhor do que ter um site seguro.
Como já dei uma pincelada extremamente leve sobre https (ssl), vamos ao passo a passo!

Vídeo:



Requisitos: 

Conta no Cloudflare - E aqui onde a mágica acontece.
Conta no Blogger - (o seu blog)
Seu domínio personalizado - (Registro.br, UOL Host e etc....) 
Paciência - Sim demora um pouco para que as coisas funcionem.

Se não sabe como adicionar um domínio personalizado no Blogger veja esse tutorial: Adicionando e configurando domínios personalizados no Blogger

Tutorial:

1) Crie sua conta no Cloudflare (caso já não a tenha) e acesse sua conta.

2) Adicione um novo site, para isso clique em +Add Site e na página que abrir adicione o seu domínio:
Adicionado um novo site no Cloudflare
Clique em Begin Scan e aguarde. 

3) Após concluir o scanner clique em Continue Setup, irá carregar uma nova tela com informações de seu DNS, clique novamente em Continue

4) Na nova tela que aparecer iremos escolher o nosso plano para isso basta escolher o plano "Free Website" e clicar em Continue.

5) Na próxima tela irá listar os nomes dos servidores DNS o qual iremos colocar em nosso domínio:
Nossos novos servidores DNS
Clique em novamente Continue. 

7) Nesta tela ira listar os nomes de servidores que iremos adicionar no registro.br;
Checando os Nameservers
Aqui tome cuidado, pois a verificação só pode ser feita a cada 1 hora, então aguarde até terminámos com a configuração no registro.br.

6) Agora Vamos no site onde registramos o nosso domínio, no meu caso foi o Registro.br então usarei ele como exemplo para esse passo a passo. 
Acesse o site registro.br acesse sua conta e vá em domínios, e selecione o domínio registrado no Cloudflare. 
Exemplo do meu domínio.
Agora clique em seu domínio e vá em "» alterar servidores DNS" e adicione os novos servidores fornecidos pela Cloudflare:
Nameservers fornecidos pela Cloudflare
 Clique em SALVAR DADOS, e aguarde. 
Aqui entra uma parte o qual infelizmente não podemos fazer nada além de esperar, aguarde em torno de 2 horas (foi o tempo que levou o meu), para prosseguir com o tutorial!
7) Confirmando alterações dos servidores DNS, de volta ao Cloudflare na aba Overview, clique no botão Recheck Nameservers, caso já tenha atualizado ele irá atualizar o status para active:
Cloudflare ativo!
Caso não aguarde 1 hora para tentar novamente. #bad

8) Agora que já temos nosso blog configurado no Cloudflare vamos as configurações para habilitar o HTTPS. 
Vá na aba Crypto no final da página em Automatic HTTPS Rewrites marque como On:
Ele reescreve as URL HTTP para HTTPS
 9) Acesse a aba Page Rules, vamos adicionar 2 rotas, para isso clique em Create Page Rule:

A primeira será "http://www.SEU_SITE.com.br/*" (onde SEU_SITE e o seu domínio.), a baixo clique em + Add Seting e selecione Always Use HTTPS, depois marque Salve and Deploy

A segunda será "http://SEU_SITE.com.br/*" (onde SEU_SITE e o seu domínio.), a baixo clique em + Add Seting e selecione Always Use HTTPS, depois marque Salve and Deploy. Mesma coisa do primeiro porem sem o "WWW".
Criando redirecionamento de HTTP para HTTPS
Essa última parte que dizemos que qualquer requisição que chegar com http será retornada o https dela, facilitando para não ter que editar linha a linha do código para adicionar o https nele. 

Se usa algum plugin ou código externo, será realmente necessário olhar o XML par verificar se existe a necessidade de corrigir, mas no meu caso foi apenas uma URL.
Após fazer todas essas alterações basta aguardar uma média de 24 horas para se propagar as alterações e pronto seu site está seguro e ainda mais rápido (devido aos recursos de cache do Cloudflare. 

Conclusão 

Agora temos nosso site inteiramente em HTTPS, seguro e mais rápido, ainda não sei o impacto que vou ter após aplicação do HTTPS, mas irei descobrir com o tempo, com podem ver o meu site já está funcionando.
Qualquer coreção ou atualização estarei publicando e atualizando aqui!


Se vocês gostaram desse Post não deixe de compartilhar com seus amigos!!!
E para não perder nenhuma novidade nos sigam nas redes sociais:
Twitter: @Bulfaitelo
Share on Google Plus

About Thiago Rodrigues

Formado em Sistema de Informação pela Faculdade Paraíso
O que falar de mim? Não á muito, mas garanto que meu objetivo aqui é somente ajudar!
Atualmente desenvolvendo o projeto do QiEstudo.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Onde eu devo colocar os endereços do CloudFare ?
    veja na foto
    http://i.imgur.com/pStXs0m.png

    eu uso o Dynadot.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, pelo que conferir, fica na aba Name Servers, da uma conferida nesse video: https://www.dynadot.com/community/help/question/set-name-servers

      Excluir