Serviço alternativo ao Google Drive Hosts cadastro e configuração do Firebase!


Se você recentemente recebeu o email com notícia sobre o o Serviço de Hosts do Google Drive informando que não irá mais funcionar a partir do dia 31 de agosto de 2016. Nesse post irei ensinar e explicar outro serviço que que podemos usar, no lugar do Google Drive. Vamos ao post!

por sorte no próprio email foi informado possíveis alternativas, e uma delas foi o Firebase da própria Google então estudei e entendi como usar para esse caso, e aqui estou explicando a vocês!

De cara já vou dizer que ele é muito melhor que usar a gambiarra do Google Drive, pois ele faz a compressão em Gzip e isso dá um ganho significativo no desempenho da pagina. Agora sim vamos ao passo a passo!

Em primeiro ligar vá até o site do Firebase, o qual está no seguinte Link:

Após isso Clique em "COMECE GRATUITAMENTE", para ser direcionado a pagina de console

Vamos Criar o nosso primeiro projeto! Clique em "CRIAR NOVO PROJETO" de um nome a ele e selecione o país de origem, (no meu caso Brasil) e clique em "CRIAR PROJETO"

Na próxima tela que carregar existe um menu na lateral e nela tem a aba Hosting, é nela irá hospedar os arquivos, porem o envio não é feito por FTP, ou SFTP e sim por um Deploy, então vamos para a segunda parte do tutorial!

Primeiramente vamos realizar e instalar o programa Node.js o qual você baixa aqui:

Recomendo baixar a versão (v4.5.0 LTS), ele tem cerca de 10mb, sua instalação é simples como qualquer outro programa, (next, aceita termo next, next, next, install, Finish). Após concluir a instalação vamos para o poderoso terminal do Windows o DOS.

Aperte a tecla do Windows + a letra R (para abrir o comando Executar) nele escreva "cmd" (sem a aspas)e tecle Enter.

Nele cole e execute o seguinte comando:

npm install -g firebase-tools

Esse comando irá instar as ferramentas no seu agora basta aguardar a conclusão;

Pronto, instalação concluída vamos ao Login.
na mesma tela cole o seguinte comando:

firebase login

Ele ira perguntar se deseja permitir que o Firebase colete informações anônimas Selecione Y para sim ou N para não. aperte enter para confirmar, após isso o navegador será aberto, (o mesmo com a tela do Firebase aberta) nessa tela ele irá pedir permissão basta clicar em Permitir:

Após clicar em permitir você será direcionado para a seguinte tela, informando que foi realizando o login com sucesso:
No terminal também será exibida outra informação confirmando o login.

De volta ao terminal vamos iniciar o novo projeto, Cole o seguinte comando:

firebase init

Será perguntado se realmente deseja iniciar o projeto basta digitar Y e confirmar com o Enter,

Após isso será perguntado se deseja implantar o Banco de dados em tempo real, e implantar a hospedagem no Firebase, no meu caso como só vou hospedar os códigos desmarquei a opção do banco de dados: (para desmarcar basta usar as setas para cima ou baixo e marcar com o botão Espaço) e para seguir confirme com o botão Enter.
Após isso selecione a qual projeto será associado, (recomendo selecionar ao que já foi criado lá no site do Firebase), e aperte enter para seguir, aperte enter novamente para configurar o diretório, e por fim marque Y e aperte enter para criar o diretório em sua pasta pessoal, exemplo: (user/joãozinho/public).

Pronto, na sua pasta pessoal foi criado um diretório de nome public. Dentro dele está um índex.html padrão, agora temos as ferramentas prontas para trabalhar! Vamos de volta ao Site do Firebase.

Após o comando Init a tela de Hosting irá mudar agora exibindo o link para seu projeto dominio:

Guarde esse Link pois ele é o link da raiz do seu diretório!

Agora basta colocar os os códigos personalizados e etc dentro da pasta public, a organização fica por sua própria conta!)

Um exemplo:
Criei os diretórios js e style dentro do diretório public na minha maquina local, como irei acessa-los? 
Como qualquer link normal: o seu dominio/js ou dominio/style.

Mas calma pois testar agora não irá funcionar, pois ainda não existe nada no lado do servidor e para isso é necessário realizar o deploy, então vamos ao Deploy!

De volta o terminal. 

Para realizar o deploy dos itens que estão dentro do diretório /public, basta digitar o seguinte comando:

firebase deploy

Agora é só guardar a conclusão do upload e ser feliz! Prontinho após esse longo e chato post seus *.css e *.js personalizados estão em um servidor, melhor mais rápido e longe do google drive/hosts/.

Então é isso! se esse post foi útil a você ou caso tenha alguma dificuldade não deixe de comentar, e também de compartilhar para ajudar o os seus amigos bloggers!

Extra: 
Aqui para caso de Duvida vou deixar o o link do Pastebin com todo conteúdo do terminal, da instalação ao deploy.
 

Share on Google Plus

About Thiago Rodrigues

Formado em Sistema de Informação pela Faculdade Paraíso
O que falar de mim? Não á muito, mas garanto que meu objetivo aqui é somente ajudar!
Atualmente desenvolvendo o projeto do QiEstudo.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário