Vídeo Review e montagem do osciloscópio DSO138 com a Yaxun 878D+


Não existe nada melhor para aprender do que colocar a mão na massa, porque só assim que eu aprendo!!! Nesse post vou falar um pouco do Kit DSO138 que é um osciloscópio grande em um pequeno circuito, além de bem barato tem o detalhe de que você mesmo quem vai monta-lo, junto dele também experimentei a minha nova ferramenta a estação de retrabalho Yaxun 878D+.

Em primeiro lugar já deixo claro que não sou expert em eletrônica só tenho isso como um hobby para complementar minha paixão por tecnologia, caso eu tenha cometido algum erro ou algo parecido por favor me fale para que eu possa corrigir!!!

Para facilitar (ou dificultar...) o entendimento produzi 2 vídeos os quais foram divididos nas seguintes partes:

Parte 1: O que é o DSO138 e expectativas iniciais

Nesse vídeo eu tento explicar como funciona o que é o osciloscópio como comprei, procedimentos e etc. Porem eu não o monto no vídeo, pois como presumi demoraria horas.

Parte 2: DSO138 Montado e explicações

Nesse segundo vídeo eu mostro o DSO138 já montado faço alguns testes explico o que fiz para monta-lo, possíveis problemas e como eu o fiz para montar, também falo brevemente da estação de retrabalho Yaxun 373D+

Mais um pouco do Kit DSO138 e Yaxun 878D+

Aqui ire explicar alguns dos componentes como o próprio osciloscópio DSO138 a estação de retrabalho, comparações entre equipamentos, como por exemplo como fiz para soldar, o estanho usado, dicas (citadas e não citadas no vídeo).


Osciloscópio DSO138:


O KIT DSO138 é um pequenino osciloscópio porem muito funcional (isso vai depender de quem montar :p ), ele foi adquirido no Ebay o qual o vendedor estava localizado na China, ele saiu na faixa de 22 Obamas, aproximadamente uns 90 reais, porem fui taxado e tive que pagar mais 33 Reais de imposto e taxas dos correios, mas ainda sim saiu a um preço atrativo.
O osciloscópio consiste e basicamente em uma tela de 2,4 polegadas, uma placa principal que já vem com o processador instalado de fabrica (esse realmente seria impossível soldar com ferramentas normais), e todos os componentes necessários para montar, recomendo ter uma boa pinça de precisão para a colocação dos resistores.
Para alimentação do DSO138 recomenda-se de uma fonte de 9V com 200ma, no meu caso acabei usando uma fonte de 12v com 200ma. Conforme diz no manual esse é o limite máximo recomendável que se pode instalar. 

Parte Frontal da placa
Parte Traseira da placa

LCD

Componentes para montagem


Estação de Solda / Estação de Retrabalho Yaxun 878D+:


Ela me Surpreendeu significativamente. Por que?
Além do ferro de solda ter uma ponta bem fina e ser leve (o que facilitou muito para a montagem do Osciloscópio), aquece a uma velocidade incrível, tem uma fácil regulagem de temperatura. Sua base era algo que eu achava de baixa qualidade mas eu novamente fui surpreendido, pois a parte onde o ferro de solda fica apoiado é de uma material diferente e assim não derrete nem gera odor de queimado mesmo em um uso constante.

Já o soprador de ar quente além de ser leve tem, regulagem precisa da velocidade do vento e da temperatura que facilmente e acertada pelo painel onde também existe um LED que sinaliza quando a temperatura chega a temperatura desejada, um outro recurso excepcional é o fato de que ao colocar o soprador de ar quente na base ele desliga o calor coloca o vento em velocidade máxima e após esfriar desliga completamente, um ótimo recursos de segurança do equipamento. 

A com Estação é possível trabalhar sem a necessidade de lugar as duas ferramentas pois o ferro de solda pode ser facilmente removido, e o soprador de ar quente ao ficar na base não liga. 
Ponta do ferro de solda
Comparação com Hikari de 40w

Estação de retrabalho Yaxun 878D+

Estação de retrabalho Yaxun 878D+

Limpeza:

Para a limpeza utilizei o Álcool isopropílico, antes de iniciar a montagem, e após a conclusão de montagem, Recomendo colocar os componentes SMD e após isso também realizar uma limpeza para remoção da pasta de solda.



Pasta de Solda:

Aqui entra um possível problema e solução. Ela ajuda significativamente para derreter o Estanho então se tiver e puder utilize com sabedoria. Existem pastas para soldar que são condutoras, isso é, elas passam corrente, então o pouco resíduo de pasta que ficar na placa pode gerar um possível curto e a perda do equipamento. Segue um vídeo de exemplo: "Pasta de solda e Pasta p/ Soldar!". A da Cobix que utilizei felizmente não é condutora.

Estanho:

Existem varias marcas e qualidades eu particularmente utilizo o da Cobix, pois não tem me deixado não mão e tem uma boa qualidade (Cobix vou cobrar pelo Free jaba). Mas nesse caso aqui é atentar para o espessura do estanho, eu recomendo utilização de um com 0.5mm para soldagem dos SMD, e para os outros componentes a utilização do de 1mm ou de 0.5mm.


Pinças de precisão anti estáticas:

Elas facilitaram em muito a colocação dos resistores do Osciloscópio DSO138, pois possuem pontas bem finas assim tornou muito mais fácil o manuseio dos pequenos resistores e a colocação deles, creio que na mão seria algo bem difícil de fazer.




Fita dessoldadora / Malha dessoldadora:

O papel dela foi bem curto nesse caso, porem na colocação do pequeno chip acabei fechando alguns pontos de solda, assim utilizei a malha de dessolda que facilmente removeu o excesso de solda do componente com o mínimo trabalho, e sem danificara solda.




O DSO138 Montado:

Para finalizar, vou falar um pouco da experiência de montar e usar o osciloscópio;

A montagem dele foi algo realmente interessante pois não e só simplesmente juntar as peças e ligar, tem que atentar ao componentes corretos em seus devidos lugares, cuidado na soldagem, aprender a realizar a leitura dos resistores e capacitores.

Algo importante a seguir é o manual de montagem dele, recomendo testar todos os resistores antes de colocar, ir marcando os componentes que já forem instados, e assim após finalizar a montagem realizar o testes de voltagens para saber se estão corretas e caso esteja ok realizar a soldagem do jumper de segurança e ligar ele e ver se está tudo ok, admito que ao ligar o meu pela primeira vez eu fiquei muito feliz e orgulhoso. :)

Já a utilização dele eu basicamente fiz os testes e regulagem dele, o qual é: colocar a ponta positiva no arco que deveria fica no topo e regular o tempo e voltagem conforme diz no manual. (descrito no vídeo e manual). Realizei outros testes, descobri que se segurar o botão SEL por alguns segundos ele irá exibir informações na tela e também conseguir fazer uma melhor leitura do seu o seu funcionamento.
DSO138 totalmente Montado
Parte por trás do LCD

Parte traseira da placa

Conectores do LCD

Atentando para os chips

USB ?

Manuais:

Segue a baixo os links para download os manuais, informações, e etc: (links hospedados em meu drive pessoal caso esteja off me avisa que reenvio).

Então isso é tudo pessoal, agradeço a atenção de todos que lerem esse post, caso tenha alguma dica ou correção não deixe de comentar que eu corrijo!


Share on Google Plus

About Thiago Rodrigues

Formado em Sistema de Informação pela Faculdade Paraíso
O que falar de mim? Não á muito, mas garanto que meu objetivo aqui é somente ajudar!
Atualmente desenvolvendo o projeto do QiEstudo.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Olá, presta esse osciloscopio ? ainda está funcionando ? rsrs Vlws

    ResponderExcluir
  2. Olá, presta esse osciloscopio ? ainda está funcionando ? rsrs Vlws

    ResponderExcluir
  3. Mano ainda está sim, até comprei uma case no ebay (recomendo compra ja com ela, e uma ponteira melhor, pra brincar da pra usar porem trabalhar ai não sei kkkkkkkk mas só pelo fato de tu que monta ele recomendo muito compra-lo. o/

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.