Acelere o boot do Windows 7 em alguns passos [Testado]

Com apenas um programa e um comando é possível deixar a velocidade de inicialização e de desligamento do Windows até 60% mais rápida.
Usando um programa oficial da Microsoft, é possível acelerar o Windows usando técnicas avançadas de controle de Prefetch e cache do sistema. O programa que estamos a falar é o Visual Studio 2010 Diagnostic Tool, que incluí a ferramenta Windows Performance Tools Kit. Veja na imagem a comparação de como era o boot da máquina de testes (74.597) para o resultado final (31.229).


A máquina de testes possuí a seguinte especificação:

  • Placas-Mãe ASUS M5A88-M
  • Processador AMD FX(tm)-8120 Bulldozer 8 Núcleos de 3.10ghz
  • Memória RAM Kingston 8GB DDR3 1333ghz
  • Seagate 1TB HDD 7200rpm Barracuda
  • Fonte Enermax NAXN 600w 80+ Plus
  • Placa de vídeo nVidia GeForce 450 1GB GDDR5

O computador já possuí vários programas instalados e também diversos jogos, rodando cerca de 2 meses com o Windows 7 Home Premium instalado. Antes de executar os testes com o Visual Studio 2010 Diagnostic Tool e o primeiro boot cronometrado com o Bootracer, fizemos uma limpeza completa com o TuneUp 2012 e CCleaner, deixamos somente 3 programas essenciais para inicialização automática com o Windows.
Ao executar o primeiro teste com o Bootracer, obtemos um total de 74 segundos, sendo 42 segundos de boot e 32 segundos para a preparação do Desktop (tela de bem-vindo e inicialização de programas), resumindo 74 segundos para o computador estar pronto para uso.
O segredo para melhorar o tempo de Boot está contido no software que pode ser baixado neste link Visual Studio 2010 Diagnostic Tool, após baixar o programa, instale-o de acordo com sua plataforma, vá até o Menu Iniciar > Prompt de Comando, clique com o botão direito sobre o ícone do CMD e selecione a opção "Executar como administrador".
Com o Prompt de Comando aberto, basta digitar o comando:

xbootmgr -trace boot -prepSystem -verboseReadyBoot

Vale lembrar, são necessários 40 minutos para que o processo termine, a máquina irá reiniciar 7 vezes e tudo que o usuário tem a fazer é clicar em Sim nas caixas de elevação de privilégios (UAC) a cada reinicialização.
Quando aparecer um contador, Aguarde ele terminar... não clique no "finish".
Após a 7º Reinicialização ele não vai aparecer mais esse "contador" então já está  finalizado :).
OBS.: Recomendo Desabilitar esse recurso chato ¬¬ é a primeira coisa que faço quando formato o Windows..... Tutorial Aqui
Após o processo estar completo, você notará uma performance incrível no boot de seu sistema, vale lembrar que este processo também serve para consertar computadores que estejam com lentidão após instalar o Service Pack 1 do Windows 7.
Share on Google Plus

About Thiago Rodrigues

Formado em Sistema de Informação pela Faculdade Paraíso
O que falar de mim? Não á muito, mas garanto que meu objetivo aqui é somente ajudar!
Atualmente desenvolvendo o projeto do QiEstudo.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.