Tutorial Laravel para iniciantes - Parte 02 [Primeiro Formulário e MVC]


Agora que sabemos como instalar e configurar o Laravel vamos ao primeiro uso dele, com a criação de um formulário e visualizando esses dados enviados.

Glossário:


1) Criando o projeto:

Para trabalharmos com o Laravel precisamos criar um projeto e esse projeto já contem com todas as ferramentas e dependências necessárias para trabalharmos com a nossa aplicação, o comando para criação desse projeto é o seguinte:
composer create-project laravel/laravel laravel_form_test
Note que o nome laravel_form_test é o nome do diretório onde o projeto será criado, podendo ser alterado conforme os projetos criados. Esse comando leva alguns minutos para terminar.
O acontece após o comando

Após concluir todo o processo será criada uma pasta com o nome definido a cima, basta abri-la e seguir para a pasta public para ter acesso a página de apresentação do Laravel.

2) Criando um servidor de testes no Laravel:

Uma ferramenta interessante que temos no Laravel é a possibilidade de usar um servidor de testes do PHP de forma fácil e rápida diretamente na sua aplicação, e para isso basta executar o seguinte comando dentro do diretório da sua aplicação:
php artisan serve
Aqui estaremos fazendo uso do artisan (também falado no primeiro post), após rodar o comando será levantado o servidor na porta 8000, assim bastando abri em seu navegador:
Servidor de testes levantado em 127.0.0.1:8000
Basta acessar http://127.0.0.1:8000 que terá acesso direto a pasta public de seu projeto.

3) Editando a View

O Laravel trabalha usando o MVC como padrão, então temos 3 módulos distintos, o Controller, o Model e o View (aqui que iremos mexer agora), nesse nosso exemplo iremos editar a view já existente, ela está localizada em: resources\views e por fim o arquivo welcome.blade.php abra e a pague todo o código da view e cole o seguinte código:
Esse html é um simples formulário, agora basta salvar e recarregar a página para ver o seguinte formulário:

O que é MVC?

Model–view–controller (MVC) is a software architectural pattern for implementing user interfaces. It divides a given software application into three interconnected parts, so as to separate internal representations of information from the ways that information is presented to or accepted from the user. – Wikipedia

Model–view–controller (MVC) é um padrão de arquitetura de software para implementar interfaces de usuário. Ele divide um determinado aplicativo de software em três partes interconectadas, de modo a separar as representações internas da informação dos modos como as informações são apresentadas ou aceitas pelo usuário. - Wikipédia.

Leia atentamente: architecture pattern. Reforcei isso pois no início de meus estudos deparei-me com alguns sites dizendo que MVC era um design pattern, padrão sobre o design do código.

MVC é nada mais que um padrão de arquitetura de software, separando sua aplicação em 3 camadas. A camada de interação do usuário (view), a camada de manipulação dos dados (model) e a camada de controle (controller).

Model

Sempre que você pensar em manipulação de dados, pense em model. Ele é responsável pela leitura e escrita de dados, e também de suas validações.

View

Simples: a camada de interação com o usuário. Ela apenas faz a exibição dos dados, sendo ela por meio de um html ou XML.

Controller

O responsável por receber todas as requisições do usuário. Seus métodos chamados actions são responsáveis por uma página, controlando qual model usar e qual view será mostrado ao usuário.

4) Criando a primeira rota:

O Laravel trabalha com rotas, similar ao F3, que torna muito mais agradável para o usuário acessar a sua aplicação, além de torna-la muito mais segura.
Essas rotas ficam salvas em: routes dentro do arquivo web.php, aqui dentro iremos colocar a nossa nova route o /enviar.
Para isso digite o seguinte código abaixo da Rota existente:
Route::get('/', function () {
    return view('welcome');
});

Route::post('/enviar', function(Illuminate\Http\Request $request) {
    var_dump($request->all());
});
Agora vamos entender como funciona, o routes/web.php é basicamente o mapa de rotas que nossa aplicação terá é nela que estarão todas as URL requisitadas de sua aplicação.
Quando criado o exemplo do Laravel já é criada a Route::get('/', function (){/**/}); onde ela carrega o view('welcome'); o qual é aquele arquivo que acabamos de editar e colocar o nosso formulário.
Esse "Illuminate\Http\Request" é extensão da classe Request.

5) Testando o nosso exemplo:

Agora que já fizemos o formulário e configuramos as rotas vamos testar no nosso formulário, então basta preencher os campos e clicar em enviar que a página /enviar ira exibir um var_dump(); com todas as informações enviadas.

var_dump(); dos dados enviados (Servidor WAMP)

Conclusão:

Nesse post aprendemos o básico sobre como criar rotas, uma pequena pincelada sobre MVC (só vimos o View), onde trocamos a página de exemplo pelo nosso formulário e por fim resultado desses teste. No próximo post começaremos a mexer com banco de dados.


Se vocês gostaram desse Post não deixe de compartilhar com seus amigos!!!
E para não perder nenhuma novidade nos sigam nas redes sociais:
Twitter: @Bulfaitelo
Share on Google Plus

About Thiago Rodrigues

Formado em Sistema de Informação pela Faculdade Paraíso
O que falar de mim? Não á muito, mas garanto que meu objetivo aqui é somente ajudar!
Atualmente desenvolvendo o projeto do QiEstudo.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.