Planilha de investimentos Google Sheets


Nesse post um pouco fora do escopo do Blog, mas quando se fala de grana é do interesse de todo mundo! Levei ao longo de mais de 1 ano fazendo e incrementando-o, por isso que decidi compartilhar com vocês, então vamos lá!

O primeiro grande diferencial é que essa planilha está no Google Docs e isso dá uma grande maleabilidade pois podemos acessar e atualizar de onde estiver até mesmo do seu smartphone.  

Planilha

Planilha Investimentos 2017 V4

Já pretendia compartilhar ela desde a versão 2, ainda tenho o que melhorar, (agradeço todo e qualquer feedback), para torna-la mais interessante, futuramente irei criar algum meio de gerar informações futuras de rendimento com base no atual resultado, e outras coisinhas mais! Fique de olho nesse post que irei colocar aqui as outras revisões.

Como usar


Essa planilha está dividida em 13 páginas, a primeira dela é a anual e as outras seguem os meses do ano, de janeiro a dezembro a lógica de usar é basicamente a mesma.

Página Anual

Página Anual
Nessa pagina existem duas configurações importantes:
  1. Definição de ano, onde definimos o ano em questão;
    Definir o ano corretamente, faz com que as tabelas mensais acertem os dias dos meses corretamente, para que não exiba dias de finais de semana, (como não há rendimento não precisamos exibir desses dias). 
  2. Nome dos rendimentos, onde definimos os rendimentos investidos;
    Aqui definimos os nomes, também eles irão definir os nomes nas tabelas mensais, assim reduzindo o trabalho de reescrever. 
Por questão de segurança os outros campos (formulas e lógicas) estão protegidos, caso tente editar a planilha irá informar que os campos estão protegidos, caso realmente queria editar é só marcar ok que ele irá acatar a alteração.

Ao lado temos os meses, aqui é exibido o rendimento individual de cada investimento para o seu mês em questão, ao na base desse bloco e exibido o rendimento total dos investimentos para o mês em questão do lado direito seguindo a mesma linha temos o rendimento total da aplicação em si. 
Os dois blocos verdes escuros são destinados a investimentos de poupança.

O bloco abaixo informa os rendimentos reais das aplicações, isso é, não é informado somente o rendimento, mas o valor atual da aplicação, o diferencial que aqui é exibido antes de janeiro o valor inicial das aplicações o qual é definido na tabela de janeiro, abaixo também é exibido o somatório total de rendimento do mês.
Página Anual - Rendimento total
Existem dois gráficos, que representam de forma gráfica os dois blocos de rendimentos informados a cima.

Páginas Mensais

As páginas mensais abrangem todo o ano dos rendimentos, os valores de final de mês sempre serão enviados para o mês seguinte e também atualizará a tabela anual isso tudo de forma automática.
Página Mensal - Adicionado Valores 
  1. A edição desse campo só se aplica a janeiro e é onde definimos o valor inicial das aplicações, para os outros meses esse valor é passado automaticamente.
  2. Esse campo informa o dia útil do mês em questão, também é um campo automático.
  3. Esse campo é onde colocarmos os valores diários das aplicações, já que a maioria dos rendimentos é de atualização diária. 
  4. Esse campo é para servir de parâmetro para o segundo bloco, onde informamos os depósitos, o qual criei para que quando realizar um depósito ou investimento, não polua o gráfico nem a tabela de rendimento diário.

Página Mensal - Corrigindo depósitos
  1. Nome dos campos, não editável pois os valores são pegos diretamente da tabela anual;
  2. Valor do depósito, 
  3. Dia de depósito, baseado no que expliquei no item 4 da foto anterior.
A utilização dessa tabela faz com que ao realizar um depósito ou compra de algum rendimento não estrague a visão real de rendimento, assim quando o valor da compra do título cair no sistema de sua corretora ou banco, definimos o dia de depósito para esse e assim corrigindo a diferença entre os valores depositados e os valores de rendimento.

Página Mensal - Rendimentos
  1. Exibe o valor do rendimento com relação ao dia anterior, 
  2. Exibe o somatório diário do rendimento, com exclusão dos campos verdes escuros. 
  3. Exibe o somatório diário dos rendimentos dos campos verde escuro, (destinado a poupanças). 
  4. Exibe o somatório diário do rendimento, porem ele não contabiliza os depósitos identificados na tabela de correção de depósito. 
  5. Exibe o somatório dos sentimentos dos investimentos juntamente dos seus depósitos, aqui não é exibido o valor dos campos verde escuro.
  6. Exibe o valor do somatório diário dos investimentos e poupança juntamente de seus depósitos. 
Página Mensal - Somatório individual dos investimentos 
Esse quadro exibe o valor de rendimentos do mês em questão, alterado as cores quando é um valor positivo (lucro) foca em verde e quando for um valor negativo (prejuízo) fica em vermelho.


Página Mensal - Somatório total mês
Esse campo é bem simples apenas exibe o rendimento total de todos os investimentos do mês em questão.

Como "baixar" a planilha

Como falei essa planilha e salva diretamente no Google Drive então para fazer uma cópia para você basta clicar no link da planilha (informado no topo) clica em arquivo e escolher "Fazer uma cópia" ou "Adicionar a "Meu Driver"" e pronto, tem a tabela prontinha para uso!

Como adicionar a tabela ao meu Drive

Conclusão

Agora em posse dessa tabela você pode ter um controle total de seus investimentos e rendimentos, fique sempre de olho que toda atualização de tabela eu irei atualizar aqui nesse post com as novas versões!


Se vocês gostaram desse Post não deixe de compartilhar com seus amigos!!!
E para não perder nenhuma novidade nos sigam nas redes sociais:
Twitter: @Bulfaitelo
Facebook: Bulfaitelo Project
Blogger: Bulfaitelo Project
Share on Google Plus

About Thiago Rodrigues

Formado em Sistema de Informação pela Faculdade Paraíso
O que falar de mim? Não á muito, mas garanto que meu objetivo aqui é somente ajudar!
Atualmente desenvolvendo o projeto do QiEstudo.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.