Review Teclado Corsair Strafe RGB Cherry MX Silent ABNT2 - CH-9000121-BR

Nesse post irei falar mais detalhadamente sobre o teclado mecânico da Corsair que tem o diferencial de ser um dos poucos teclados mecânicos ABNT2 e segundo a própria fabricante é 30% mais silencioso que os outros teclados mecânicos, será verdade, então vamos descobrir!

Vídeos

Acabei optando por também fazer dois vídeos, um com a abertura da caixa (unboxing) e mostrando o que tem dentro dela e outro já com a analise do teclado (review)e o uso do Corsair Utility Engine (CUE), e também algumas impressões que tive com o uso  dele. 

Unboxing

 

Review

Primeiras Impressões 

Como esse é oficialmente meu primeiro teclado mecânico tenho poucas referencias de teclados ruins, então...
Ele é incrivelmente bem feito, ao pegar o teclado pela primeira vez (o qual é bem pesado) já se sente que ele é bem rígido, abaixo da carcaça de plástico onde estão o switchs à uma chapa inteiriça de alumínio tornando ele muito resistente.
O cabo USB dele é bem grosso dando a impressão de ser bem resistente, mas no meu ponto de vista faltaram algumas coisas no cabo, como: os conectores banhados a ouro, filtro de ferrite e a malha de proteção, todas as observações que fiz não desmerecem, mas são deixam de ser um ponto fraco do teclado.

USBs (teclado e entrada Auxiliar)
USBs (teclado e entrada Auxiliar)
Fio Visão superior + fio mouse

Vamos falar das teclas são incrivelmente macias, e silenciosas, e sim um teclado mecânico silencioso! O acabamento individual das teclas da uma impressão de qualidade, não apresentando nenhuma falha. A carcaça e o apoio de mão são de excelente qualidade, a parte inferior conta com 4 borrachas ante derrapante, porem no pezinho não tem, então quando utilizar o apoio provavelmente o teclado poderá andar ou escorregar, como já falamos demais do que achei vamos a algumas especificações e modelos disponíveis!

Corsair Utility Engine

Como não falar do Corsair Utility Engine (CUE), sem um pouco de tristeza ou indignação, então, o CUE é o soft que controla todas as funções do teclado, sim todas as funções como: perfil, macro e iluminação, ele é fácil de usar, mas de primeira impressão ele assusta um pouco, porem com o tempo se torna bem claro e intuitivo, ele também é código aberto, dando maiores possibilidades de personalização
Mais porque gera tristeza?
Porque sem o CUE em execução as animações de iluminação e as funções de macro não funcionam, além disso usando um perfil com bastante efeitos ele suga um pouco do processador, algo em torno dos 4% a 11% do processador ao meu ver um consumo bem exagerado para um simples teclado e isso que tenho um core i7 6700k.
Além das muitas tristezas temos algumas poucas alegrias, uma delas e a facilidade de baixar perfis personalizados de iluminação, basta clicar no menu e ir em "Baixar perfis Personalizados" que lá irão listar todos os perfis disponíveis para seu teclado, para visualizar basta clicar 2 vezes e para importar basta selecionar o que quer e clicar em "importar".


Modelos Disponíveis:

Vamos explicar as diferenças entre os modelos do teclado Corsair Strafe RGB, lembrando que só irei focar nos teclados ABNT2, atualmente existem 4 modelos de switch, todos eles fabricados pela Cherry® os quais são: MX Silent, MX Red, MX Brown, MX blue

Cherry® MX Silent - CH-9000121-BR


As teclas Cherry MX Silent de alto desempenho o tornam 30% mais silencioso que outros teclados mecânicos para jogos. E como as teclas Cherry MX padrões, elas são feitas na Alemanha, com com interseções em ouro, fechamento de contatos folheados a ouro e molas em liga metálica resistente à pressão para o controle preciso que você necessita para uma vantagem competitiva.




Cherry® MX Red - CH-9000227-BR

Os MX Red são provavelmente os mais conhecidos da fabricante alemã Cherry, considerada uma das melhores do segmento.
Switches leves são acionados sem precisar fazer muita força, normalmente medida em gramas-força, que são praticamente a mesma coisa. No caso do MX Red, sua força de acionamento é de apenas 45g.
Na verdade, é muito mais leve do que a maioria esmagadora dos teclados de membrana, que possuem uma força de acionamento média entre 60g e 100g



Cherry® MX Brown - CH-9000094-BR

Ele é um switch leve e sem clique auditivo, porém, do tipo tátil, o que quer dizer que ele possui um bump no meio do caminho (veja a animação ao lado). Mas isso é bom, pois esse pequeno obstáculo é feito para produzir um um feedback tátil, uma sensação física que facilita a percepção de que a tecla foi mesmo acionada.






Cherry® MX Blue - CH-9000120-BR

Esse aqui é o motivo de um leigo como eu procurar tanto um teclado mecânico, pois ao descobrir o som que esse bichano faz... virei quase um expert em switchs mecânicos, porque esse é de longe o mas usado e mais barulhento dos MX existentes. Existem aqueles que gostam e outros como eu que ficariam com um certo medo.
Mas segundo referencias ele é o melhor recomendado para digitadores e programadores (meu caso), e não tão recomendado para jogadores, devido ao ponto de retorno dele ser maior que os outros, porem isso não é nada que seja tão relevante.


Para saber o modelo do meu Teclado, basta olha atrás dele é ver logo abaixo do nome do teclado o P/N. (imagem):
Modelo do Exemplo é o CH-9000227-NA

Pontos Fortes e pontos Fracos:

Pontos fortes:

  • Carcaça de Alta Qualidade, com uma chapa alumínio protegendo todo o circuito.
  • Opções ilimitadas de personalização de teclas e macros.
  • Teclas de alta qualidade. 
  • Switchs extremamente silencioso, até mais que os teclados de membrana.
  • Entrada USB auxiliar para colocar o mouse. 
  • 2 anos de garantia

Pontos Fracos:

  • Para personalização precisa do Corsair Utility Engine (CUE), sempre rodando em segundo plano caso não ele volta para a configuração de cores padrão.
  • Fio não tem filtro, não tem pontas banhadas a Ouro, nem a malha de nylon.
  • Utilizando os pezinhos o teclado tende a escorregar.
  • Custo muito alto para as limitações que tem, (cerca de R$ 1000,00)

Disassembly (desmontado):

Aqui vamos a um dos meus vícios, sim eu tenho vicio por ver coisas desmontadas! O modelo que consegui foi o CH-9000227-NA,  mas segue a mesma base do CH-9000121-BR, as imagens mostram todas partes internas que alias suas soldas e estrutura é extremamente bem feita, com uma chapa de proteção em alumínio protegendo toda parte frontal do circuito, agora chega de texto e vamos as imagens!

LED RGB da Logo
Base inferior do Teclado
Base - Botões e leds
Entrada USB
Botão Reset
PCB + Base Alumínio
Frente sem carcaça
Saída USB auxiliar
Frente com base inferior
CI Q2321 / 3732
Fios + PCB
CI Q2321 / 3732
Base inferior
2x USB
Lateral
LED Logo + ESC
Pezinho teclado
Placa LED RGB logo
Direcional cima + paca
Base Inferior
Base superior
Placa Botão Windows e LED
Base tem carcaça
Base ante derrapante e parafuso
LED logo cabo e base
Adesivo base Inferior
Placa Botão Windows e LED
Carcaça superior
Leds lateral
Base inferior
PCB Alumínio
CI + USB Plug
Aterramento USB
Placa + Fio
Placa, parte traseira
Parafusos da base
Fios
Carcaça + LED RGB
Fio LED lateral
Base superior parte de tra\
PCB botões 
NXP LPC11U37F-501 e Regulador AX1117A-33 

Links: 

Datasheet NXP LPC11U37F-501
Site Oficial Teclado Corsair Strafe RGB Cherry MX Silent
Disassembly of the Corsair Strafe RGB


Se vocês gostaram desse Post não deixe de compartilhar com seus amigos!!!
E para não perder nenhuma novidade nos sigam nas redes sociais:
Twitter: @bulfaitelo
Facebook: Bulfaitelo Project
Blogger: Bulfaitelo Project
Share on Google Plus

About Thiago Rodrigues

Formado em Sistema de Informação pela Faculdade Paraíso
O que falar de mim? Não á muito, mas garanto que meu objetivo aqui é somente ajudar!
Atualmente desenvolvendo o projeto do QiEstudo.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.