Review do Pendrive Kingston DT100G3/32GB DataTraveler 100


Após anos volto a fazer uma analise de algum Gadget, nesse rápido e pequeno post, vou apresentar o velho e talvez novo (para alguns, tipo eu o/) Pendrive da Kingston de 32 GB o qual é compatível com USB 3.0 e também com a nova USB 3.1. será que ele realmente é rápido? Nesse post você saberá!


Como não tem muito o que falar sobre ele, pois é um pendrive como qualquer outro, sua construção é razoavelmente boa. tem alguns problemas com essa capa retrátil pois ao segurar na capa e plugar o pendrive ela simplesmente anda e fecha o pendrive, mas isso é um detalhe e pra mim irrelevante.
Seu preço hoje está bem atraente (foi o motivo da compra), no Mercado Livre está custando na média de 40 reais.

Com relação a velocidades nada melhor do que imagens, (ibagens eu quero ibangenns!!) para os testes de velocidade utilizei 2 programas bastantes conhecidos e reconhecidos pela comunidade  o CrystalDiskMark 5 e o HD Tune Pro, então vamos aos testes!

CrystalDiskMark

Como ele supostamente é compatível com o USB 3.1 consequentemente deveria ter uma velocidade de leitura maior (ou quem sabe gravação):

FAT32 USB 3.0
NTFS USB 3.0

Já de cara percebemos que a velocidade de leitura dele é razoavelmente boa, próximos do 130MB/s, para um pendrive com esse custo é algo ótimo, mas quando se trata de velocidade de escrita ele peca um pouco, em FAT ele fica próximo dos 14MB/s, tem uma leve melhora em NTFS que sua escrita vai para os 31MB/s, mas ainda fica bem longe de usar todo potencial do USB 3.0, mas ainda sim é um ótimo pendrive.

Agora quando se trata de usar o USB 3.1 ele sequer consegue manter a velocidade obtida na USB 3.0, e para piorar temos uma pequena perda de velocidade:
NTFS USB 3.1
Como pode ver a velocidade dele ficou  um pouco a baixo dos testes a cima, em todos os aspectos ele acabou sendo inferior, então já de cara não recomendo utilizar ele em portas USB 3.1.

HD Tune Pro


Também realizei o teste no HD Tune mas infelizmente nele só foi possível realizar o teste de leitura e latência o teste de escrita estranhamente estava dando erro, então vamos aos testes:

USB 3.0
USB 3.1

Aqui nos testes do HD Tune conseguimos saber que ele consegue manter uma leitura estável que fica na média dos 120MB/s e uma latência menor que 1ms porem isso ocorre na porta USB 3.0, quando falamos da porta USB 3.1 a velocidade média de leitura cai para 108MB/s uma pequena diferença mas que infelizmente só ressalta o fato de que esse pendrive não faz proveito da velocidade do USB 3.1.

Problemas:


Fiz a compra de 2 pendrives os quais chegaram perfeitamente funcionais, porem um deles simplesmente parou de funcionar, acusando o erro que estava somente como leitura, fiz todo aquele processo do DISKPART para recuperar ele mas infelizmente o problema dele era físico e não teve jeito, esse problema me alertou para que:
1º - Esse pendrive pode ser um pendrive frágil ou 2º eu realmente tive azar e ele já veio defeituoso, espero que a segunda opção seja a verdadeira!

O problema foi que simplesmente ele torrou 3 resistores ou capacitores (eu mau consigo enxergar eles, consequentemente não consigo identificar.)

O problema que ocorreu no meu está circulado em vermelho!


Fotos:


Desmontado (Disassembly)



Então é isso galera, qualquer duvida ou pergunta não deixe de comentar!!
E se esse post foi útil e esclareceu suas duvidas curta e compartilhe com seus amigos!!!!
Share on Google Plus

About Thiago Rodrigues

Formado em Sistema de Informação pela Faculdade Paraíso
O que falar de mim? Não á muito, mas garanto que meu objetivo aqui é somente ajudar!
Atualmente desenvolvendo o projeto do QiEstudo.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.