Melhorando o tempo de resposta da sua internet através do DNS


Nesse singelo post irei da a dica de como melhorar e otimizar seu DNS para que melhore o tempo de resposta da sua conexão. Depois de ter vários problemas com o servidor de DNS da minha própria operadora decidir optar por DNS alternativos e assim melhorar em muito a minha conexão. Então vamos lá!


Em primeiro lugar o que é DNS ? Do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios)

DNS 

DNS basicamente funciona transformando os nomes nos seus respectivos IP, em outras palavras ao digitar google.com.br é o mesmo que digitar 216.58.222.68, simples não? Agora já sabemos o que é o DNS vamos ao real objetivo do Post.

Como o já sabemos o DNS resolve o nome para o respectivo IP, porem o que acontece se o seu servidor de DNS for lento ou demorar muito a responder ou no pior das hipóteses ele não estiver funcionando (nesse caso é sentar e chorar). Acontece que a navegação ficar significativamente mais lenta, porque? Ao carregar um simples SITE, ele depende de outros sites e aplicações externas que também precisam que seus nomes sejam resolvidos e transformados em IP's (Esta ficando complicado...), assim tornando a navegação lenta. 

Outro Exemplo: Imagine um site que necessite carregar outros 10 links, vamos dizer que seu DNS atual demore 1 segundo para resolver cada nome, ao entrar nesse site você demoraria numa média de no mínimo 3 segundos até 10 segundos (excluindo aqui neste exemplo a velocidade de sua conexão) para carrega o site.

Como saber o melhor DNS para minha região?

Agora que vem a poderosa dica!!!!! Existe um programa que faz esse teste pra você. o seu nome é  e DNS Bench ele te retorna  um gráfico com as de ordem decrescente com os melhores servidores de DNS.


Link para download:  DNS Bench


O programa é simples basta baixa e executa-lo seguir na aba Nameservers e clicar em Run Benchmark, como na imagem:

Aguardar até que ele conclua a analise, após concluir ele ira exibir em ordem decrescente os Servidores de DNS dos mais rápidos para os mais lentos,  normalmente os que mais se destacam são os da Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) mas esses valores iram depender região para região.
Caso não apareça seu DNS na listagem você pode também Adicionar ele, bastando escrever ele e clicar em Add/Remove.

Como trocar seu DNS?

Nesse post não irei ensinar a troca do DNS para aparelhos Roteadores e Modens, porque cada um tem um procedimento e tela diferente mas caso queria ajuda comente no post que irei ajudar sem problemas.

Para mudar o DNS diretamente no seu PC Windows (não tenho MAC para fazer o exemplo :/ Aceito doações) Clique com o botão direito do Mouse sobre o ícone de rede próximo ao relógio:

Clique em Abrir Central de Rede e Compartilhamento que irá abri a seguinte tela:

Na sua conexão clique no campo Ethernet que ira abri uma nova tela:
Aqui clique no botão Propriedades, para chegar ao campo de configuração igual a seguinte tela:
Busque pelo campo "Protocolo IP versão 4 (TCP/IPv4)" e clique 2 vezes, para abri a ultima tela e finalmente terminarmos com isso o/
É aqui que a mágica acontece, marque a opção "Usar os seguintes endereços de servidor DNS:"

Nesses campos que iremos colocar os servidores de DNS basta pegar o que melhor teve resultado no DNS Bench no servidor primário

Já no servidor secundário vem uma observação e recomendação, você pode colocar também o segundo melhor listado no DNS Bench porem não recomendo, pois caso precise acessar alguma maquina ou serviço que esteja dentro da sua rede como por exemplo: Media Centers, NAS, Storage e outros, você pode acabar não conseguindo acessar então nesse caso recomendo colocar o seu modem ou Roteador (normalmente o mesmo IP do Gateway).
Calma que também irei ensinar como pegar esse IP de forma fácil


Como pegar o IP do servidor DNS do seu modem

Já vou deixar o Comando prontinho aqui para vocês, u.u

basta abrir o terminal do Windows (aperte a tecla Windows + a letra R e escreva CMD e de Enter) e colar o seguinte comando:

 

ipconfig /all | FIND "Servidores DNS"

#exemplo de como será a saída do comando:
C:\Users\BULL>ipconfig /all | FIND "Servidores DNS"
   Servidores DNS. . . . . . . . . . . . . . . : fec0:0:0:ffff::1%1
   Servidores DNS. . . . . . . . . . . . . . . : 199.19.9.1
   Servidores DNS. . . . . . . . . . . . . . . : 199.19.9.1


Com esse comando você consegue listar todos os servidores DNS que seu PC está conectado, Bastando copiar e colar no campo Servidores DNS alternativo, marcar Ok nas janelas e Pronto!!

Dicionário:


IP significa Internet Protocol e é um número que seu computador (ou roteador) recebe quando se conecta à Internet. É através desse número que seu computador é identificado e pode enviar e receber dados.

E é isso ai Galera caso esse Tutorial tenha sido útil par você ou caso esteja tendo duvida em alguma parte só falar comigo que ajudarei sempre que puder o/
A sim por favor não esqueça de curtir e compartilhar!!!!

Share on Google Plus

About Thiago Rodrigues

Formado em Sistema de Informação pela Faculdade Paraíso
O que falar de mim? Não á muito, mas garanto que meu objetivo aqui é somente ajudar!
Atualmente desenvolvendo o projeto do QiEstudo.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.