Como e onde fazer o descarte de pilhas e baterias?


Se você tem pilhas e baterias na sua casa e não sabe como descartar, ou se e não sabe o porque não pode as joga-las no lixo comum, nessa postagem irei explicar como e o porque do descarte correto!

Um pilha pode contaminar o solo por até 50 anos!!

As pilhas baterias são objetos comuns no nosso dia a dia, estão basicamente em tudo que utilizamos,  elas são compostas por elementos, como por exemplo: mercúrio, cádmio, níquel, zinco, manganês e chumbo, esses elementos são considerados perigosos, para nós e para o meio ambiente.

As pilhas e baterias em maior número no mercado são as não-recarregáveis de zinco-carbono, com baixos teores de mercúrio. São aquelas pequenas, que você usa no controle remoto ou no relógio de parede. As recarregáveis do tipo níquel-cádmio, assim como as baterias de carros, são de alto risco ambiental.

No Brasil, são produzidas aproximadamente 800 milhões de pilhas comuns por ano. Cada uma tem o poder de contaminar o solo por cerca de 50 anos. Nem todos os tipos de pilhas e baterias apresentam o mesmo risco ambiental, mas lançá-las ao lixo comum é um erro recorrente. E grave.


O mercúrio é considerado o elemento mais tóxico para o homem e grandes animais, podendo causar, dentre outras coisas, perda de memória, alterações de metabolismo, irritações a pele e danos ao sistema respiratório. O chumbo, também encontrado em tintas (como essas usadas em sinalização de trânsito), inseticidas e vidros, também causa perda de memória, dores de cabeça, distúrbios digestivos e tremores musculares. Os dois componentes também são usados na fabricação das lâmpadas fluorescentes. Por isso, é importante não descartá-las no lixo comum.

Os componentes tóxicos que contaminam o solo e a água chegam a animais e vegetais de regiões próximas e, pela cadeia alimentar, atingem a nós, seres humanos. Muitos resíduos contaminam por meio de inalação e pela pele, além de serem “cumulativos”, ou seja, continuam no organismo mesmo depois de anos. 

Agora que já sabemos o que elas podem fazer com nosso planeta o que faremos ? 

A melhor forma é realizar o descarte em lugares especializados em receber esse tipo de lixo, existem muitos lugares que coletam esse tipo de lixo, aqui irei listar os melhore meios de encontrar o local mais próximo de sua localidade para realizar o descarte!!

Ecycle 

Com a Ecycle você pode selecionar o tipo de descarte e o local assim ele irá informar o local mais próximo para o descarte!

CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem)

Link direto para o Mapa interativo com as localidades
Da mesma forma ele lista as cooperativas que recebem Lixo eletrônico, Óleos, Remédios, Pneus e embalagens em geral.

PROJETO ABINEE

O site lista e exibe diversos locais de fácil acesso para o descarte, normalmente supermercados ou shoppings.

Porto Seguro

Realiza a coleta de Pilhas baterias e Cartões, basta selecionar o estado e a região mai próxima que ele irá listar um mapa com as opções. 

Por enquanto é isso!! Assim que encontrar mais ou  outros meios de coleta e descarte de Lixos eletrônicos com baterias e pilhas irei atualizar esse post!
Caso esse artigo tenha sido útil não deixe de compartilhar e conscientizar todos os seus amigos!
Share on Google Plus

About Thiago Rodrigues

Formado em Sistema de Informação pela Faculdade Paraíso
O que falar de mim? Não á muito, mas garanto que meu objetivo aqui é somente ajudar!
Atualmente desenvolvendo o projeto do QiEstudo.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.